Vale a pena viver mais?

Vale a pena viver mais?

 

Outro dia ao explicar certas restrições como, parar de fumar e cuidar mais das taxas sanguíneas, para um paciente em acompanhamento de um aneurisma, ele questionou;

mas assim, vale a pena viver mais?

Minha resposta sincera; depende…

Atualmente a medicina tem permitido diagnósticos preventivos muito precoces e tratamentos muito mais eficientes e menos invasivos.

Na minha área de atuação, Cirurgia Vascular e Angiorradiologia os procedimentos minimamente invasivos a Laser e por cateteres, permitem tratamentos bem-sucedidos em pacientes que antes não seriam cogitados devido ao alto risco de serem submetidos às cirurgias convencionais. Como exemplo, cito os tratamentos de aneurismas da aorta os quais são tratados hoje, quase exclusivamente através de cateteres, permitindo que pacientes com mais de 80 anos façam o procedimento e tenham alta hospitalar em poucos dias.

Estes fatores, entre outros, estão levando a população a viver muito mais.

Aí vem novamente a pergunta; mas vale a pena viver mais?

A medicina permite que você viva muito mais, mas ela não garante o principal; a qualidade de vida.

A qualidade de vida está intimamente relacionada à autonomia pessoal. De nada vale ser um “vivo-morto” em cima de uma cama, muitas vezes sem ter consciência dos fatos ao redor. Numa situação menos extrema, ser um idoso que não consegue subir uma escada, pegar um neto no colo, ou simplesmente caminhar sozinho.

Não é assim que imaginamos a nossa velhice; não é?

Como se consegue ser idoso e com qualidade de vida?

Os conhecimentos atuais já identificaram que à medida que envelhecemos, perdemos massa muscular, massa óssea e capacidade cardiovascular.

Do ponto de vista físico, são fatores fundamentais para mantermos um corpo ativo, agora e no futuro.

Sabendo disso fica fácil.

Temos que focar com afinco na nossa capacidade física, realizando com seriedade atividades físicas aeróbicas, de ganho muscular e equilíbrio (preferencialmente sob supervisão profissional).

Evidentemente temos que continuar tratando as doenças e alterações metabólicas já adquiridas, abandonar hábitos nocivos como o tabagismo, dietas alimentares erradas e fazermos as revisões periódicas com os médicos que nos acompanham.

Parece até estranho; mas o que temos que fazer para viver mais e melhor, coube no parágrafo acima!

Respondendo à pergunta; vale a pena viver mais?

Se for para viver com saúde e autonomia, lógico que vale a pena, e o segredo será nos utilizarmos das maravilhas tecnológicas da medicina atual e fazermos a nossa parte desde já.

 

Até o próximo post.

 

Deixe um comentário

Marque uma consulta

Marque uma consulta ou teleconsulta.

Receba atendimento e acompanhamento completo comigo em meu consultório ou online.

Marque uma consulta