Doenças Vasculares

Doenças vasculares são alteração em vasos sanguíneos e linfáticos que podem provocar algum tipo de manifestação clínica no seu portador. São detectadas através de exames físicos ou de imagens. Mais comum em idosos, a incidência têm crescido com o aumento da longevidade da população.

Podemos dividir as principais doenças vasculares em três grandes grupos:

Doenças arteriais

Aneurismas, estenoses e oclusões

Doenças linfáticas

Linfedemas congênitos e adquiridos

Doenças venosas

Varizes e tromboses

É interessante observar que na maioria das ocasiões os grupos de doenças da circulação têm incidência maior em determinado perfil de população.

 

  • As doenças arteriais, decorrentes de aterosclerose (estreitamentos e obstruções) ou do enfraquecimento e fadiga da parede do vaso como na maioria dos aneurismas da aorta abdominal acometem mais a população idosa, hipertensa e os fumantes.

 

  • As doenças dos linfáticos não têm uma distribuição etária tão definida, mas espera-se que as decorrentes de problemas congênitos (já presentes ao nascimento) tenham manifestações clínicas desde a infância, como por exemplo um membro (braço ou perna) mais inchado que os demais. As doenças linfáticas adquiridas após repetidas infecções de pele no membro afetado (Erisipelas, Linfangites) têm íntima relação com estes episódios. Outras doenças linfáticas como por exemplo, as decorrentes de retirada de gânglios linfáticos ou após radioterapia apresentam seus inícios após a ocorrência destes procedimentos.

 

  • A doença circulatória mais comum em adultos são as varizes das pernas, podendo estar presente em até cerca de 30% da população adulta. São veias dilatadas, tortuosas e que perderam a função de transportar o sangue no sentido correto, ou seja de volta para o coração. Podem ocorrer em qualquer sexo ou idade. Contudo, têm prevalência aumentada em mulheres, principalmente nas com história familiar e que já tiveram filhos. Além dos aspectos funcionais (transporte inadequado do sangue), as varizes causam preocupações estéticas aos seus portadores, também apresentando grande potencial para complicações no médio e longo prazo.

 

Saiba mais sobre doenças arteriais e varizes acessando o ícone “varizes” e “acadêmico”.

Aneurisma da Aorta Abdominal
Aneurisma da Aorta Abdominal